Firewalls

A função primária do firewall é permitir apenas o tráfego autorizado de dentro da rede para fora – o que muitas vezes é neglicenciado – e da rede aberta para dentro da empresa.

Existem inúmeras soluções de firewall atualmente no mercado, desde proprietárias, apenas para PC’s/clientes internos da rede, como para servidores. Entre elas, as de código aberto, auditáveis, cujo conteúdo pode ser esmiuçado pelas empresas de segurança e engenheiros de software em busca de “furos” quase invisíveis ou fragilidades inesperadas.

A capacidade de um firewall mede-se por alguns parâmetros bem conhecidos, como:

  • Restrição às configurações por acesso não autorizado,
  • Quantidade de conexões simultâneas,
  • Adaptabilidade à diferentes protocolos,
  • Granularidade,
  • Facilidade de manutenção das regras,
  • Rapidez na implementação de regras novas, entre outras

Às vezes pode acontecer da resposta de um firewall parecer lenta para o usuário de rede, mas o gargalo pode estar mais adiante, por exemplo: na largura de banda da conexão ou do link internet. Por isso é fundamental poder dimensionar o firewall levando em consideração a velocidade do link externo, a quantidade de acessos simultâneos e a capacidade de manter “viva” a conexão à medida que novas solicitações de acesso “entram” no firewall. Serviços pesados “na nuvem” consomem muitos recursos do link tanto interno quanto externo. Serviços em tempo real como streaming, voip, etc… também impõe grande demanda de recursos.

A RSTI – Servidores e Serviços Premium fornece soluções de firewall de código aberto/ OpenSource com o tamanho necessário ao seu negócio, porém e escaláveis. Nossas soluções de servidores dedicados são baseadas nos softwares pfSense, OpnSense (FreeBSD) e Iptables (Linux). Soluções de roteamento e firewall em servidores compartilhados são baseadas nas distribuições Linux  Ubuntu – última versão, Debian, RedHat Enterprise ou CentOS.

Pfsense215
Nossas soluções em firewall são implementadas usando FreeBSD e Linux
Freebsd_logo

Achou algo interessante?

Entre em contato para conversar com a gente sobre nossas soluções de firewall!

Para mais informações

entre em contato