O sistema de arquivos ZFS

O sistema de arquivos ZFS – diferentemente dos tradicionais sistemas de arquivos UNIX – não precisa ter previamente definidos o tamanho das partições quando o sistema de arquivos é criado.

Em vez disso, um grupo de discos, conhecido como vdev (virtual device) é construído em um pool ZFS. Sistemas de arquivos são criados à partir de um pool quando necessário. Quando uma maior capacidade de armazenamento é necessária, vdevs idênticos podem ser alocados em um pool. No TrueNAS®, Pools são usados afim de criar ou extender os pools. Depois que é criado, um pool pode ser dividido em datasets dinamicamente dimensionados ou zvol’s de tamanho fixo se for preciso. Datasets podem ser usados para otimizar o armazenamento para o tipo de dados armazenado pois propriedades como cotas e compressão de dados podem ser usadas individualmente em cada dataset. Um zvol é essencialmente um dispositivo bloco-raiz, virtual que pode ser usado para aplicações que necessitam de semanticas “raw-device” tais como acessos por iSCSI.

Um dataset pode ser replicado em mais de um servidor de arquivos rodando ZFS, isso possibilita às empresas um ambiente de alta disponibilidade e segurança em caso de falhas.

A RSTI Servidores e Serviços Premium provê servidores previamente configurados para usarem o sistema de arquivos ZFS através de instalações TrueNAS, neste link: Storage / NAS

Saiba mais: https://docs.oracle.com/cd/E19253-01/819-5461/zfsover-2/

Para conhecer melhor esta solução, entre em contato