O NAS – Network Attached Storage – é uma plataforma de servidores de grande capacidade de armazenamento em rede.
Os servidores NAS são usados para armazenar e disponibilizar dados tanto como unidades de compartilhamento de arquivos (shares), como unidades dedicadas de armazenamento de grande capacidade sem compartilhamento, como “storage enclosures”.
Cumprem comumente funções de Servidores de Arquivos em redes Windows (protocolo CIFS) ou Unix (NIS), servidores de banco de dados, servidores de mídia, etc, e dada sua configuração robusta, tanto no quesito de gerenciamento de controles de listas de acesso, integridade de dados e link com velocidade igual ou acima de 1gb/s, são configurados para oferecer um disponibilidade de acesso permanente e sem gargalos.

Os ítens que diferenciam os servidores NAS dos Servidores de Dados compartilhados comuns são:
- Número maior de unidades de HD’s SAS ou SATA com grande capacidade de armazenamento (igual ou acima de 4GB cada)
- Soluções de integridade de dados em RAID por harware (placas controladoras RAID) ou Un-RAID (RAID por sofware ou pelo Sistema de Arquivos).
- Possibilidade de de-duplicação de dados entre servidores NAS
- Possibilidade de exportação de configurações de arquivamento e setup para outras unidades NAS.

A RSTI trabalha com um modelo de NAS extremamente confiável e pouco difundido no mercado: O FreeNAS.
O FreeNAS é uma solução que une sistema operacional (FreeBSD), sistema de arquivos (ZFS), e uma interface poderosa de gerenciamento. O FreeNAS está operando simultaneamente como solução de código aberto, e a empresa que mantém este código vende servidores NAS rodando FreeNAS numa versão comercial (TrueNAS) e com suporte. A RSTI oferece ao mercado unidades NAS configuradas exatamente de acordo com a disponibilidade e necessidade do cliente através da plataforma de código aberto do FreeNAS. Não é preciso pagar absolutamente nada em termos de licenciamento de uso dessa solução, nem do servidor, nem dos clientes de rede.

A RSTI fornece:
- O hardware necessário para você implementar o servidor NAS rodando FreeNAS na sua empresa,
- A instalação já configurada e pronta para o uso em ambiente de trabalho,
- O suporte inicial de 90 dias totalmente gratuito
- Contratos ou eventos de solicitação de suporte (tickets) para manutenção de unidades NAS para empresas sem contrato

